O que e arte? Porque existe a arte? Qual e a finalidade da arte?
Essas são algumas perguntas que fazemos quando nos deparamos com a grandiosidade e a diversidade, em termos técnico-conceituais, que vemos presentes na arte contemporânea.
Muitas pessoas simplesmente não conseguem compreender as temáticas abordadas por alguns artistas atuais, e para ter um melhor esclarecimento a respeito, iremos realizar uma viagem no tempo, para resgatar elementos de diversas culturas que contribuíram para a construção do que hoje conhecemos como arte.
Iremos estudar rastros deixados a 25.000 a.c., através de pinturas rupestres presentes em enormes cavernas, trabalhar a pintura corporal e mascaras pertencentes as culturas tribais, que souberam encontrar expressão visual antes mesmo de criarem técnicas de escrita.
Posteriormente desbravaremos as primeiras civilizações, conhecendo os segredos das pinturas egípcias utilizando suas regras de composição, a magia presente nos totens dos povos sul americanos e a exuberância das ânforas e os cálices gregos.
Passaremos pela estilização peculiar de tapeçarias e afrescos que surgiram durante a idade media, para então, conseguirmos adentrar ao mundo renascentista do século XIV que tinha sua eterna busca pela pureza visual, representada por suas madonas e pietas, alem também de serem responsáveis pelos primeiros estudos de perspectiva na historia da arte.
Em seguida estudaremos toda a dramaticidade barroca, presente em sua escultura e arquitetura, que usufruíram de arabescos e formas curvilíneas em adoráveis tons de dourado.
Desta maneira iremos finalizar a primeira fase de nossa escavação artística, encontrando algumas respostas e nos deparando com outras perguntas a serem respondidas.