segunda-feira, 24 de setembro de 2012



Você sabe o que é um movimento artístico?

Como falei na ultima postagem, iremos fazer atualizações com os conteúdos das aulas dos nossos pequenos alunos, mas para ajudar a compreensão de todos, vamos explicar alguns termos que usamos anteriormente, começando por esse tal de “movimento artístico”.
Podemos definir, na historia da arte, movimentos artísticos quando um grupo de pessoas - artistas, escritores, filósofos e etc. - dividem um conjunto de ideias, podendo desenvolvê-las juntos, criando um manifesto ou separadamente, sendo influenciados por tendências momentâneas.
Mas, péra! Nem tudo na história da arte pode ser definida como movimento artístico, certo? Então como definir todo resto?
Costuma-se definir como movimento, manifestações surgidas a partir do impressionismo, pois antes disso este conceito coletivo não havia surgido e ate então tínhamos períodos, escolas, estilos e tendências.
Podemos ate citar alguns exemplos:
§  "O período renascentista",
§  "A escola flamenga",
§  "O estilo gótico",
§  "A tendência romântica”.

Agora vocês já tem uma nova expressão em seus vocabulários para não errar quando o assunto for Arte!
E na próxima postagem vamos dar uma espiada no trabalho dos alunos de desenho, não percam! :D

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

DADAÍSMO




As férias passaram, a primeira parte do nosso projeto 2012 foi concluída e agora passamos para uma nova fase de atividades. Neste segundo semestre iremos estudar períodos na historia da arte que se aproximam um pouco mais do que vemos na produção de hoje em dia.

Para que vocês entendam um pouco mais iremos compartilhar nossas experiências com vocês!
Hoje iremos falar do movimento artístico que esta sendo trabalhado com nossa turma de pintura: O Dadaismo!

Compondo a chamada vanguarda artística moderna, o Dadaismo surgiu em Zurique (1916), liderado por Tristan Tzara, inicialmente sendo apenas uma revista, composta por diversos artistas, tanto na área visual como na literária. Trabalhando com o non sense, o Dadaismo propõe a destruição de um mundo racional, para prevalecer à espontaneidade da falta de lógica e da loucura.

Um conhecido nome deste movimento é Marcel Duchamp e sua Fonte, que expandiu possibilidades artísticas, apropriando-se de materiais produzidos em grande escala e tornando-os obras de arte.

A fonte - 1917

A roda - 1913